Botafogo

Na madrugada, John Textor anuncia 'revolução' no Botafogo e mapeia treinadores

Investidor alvinegro começou a implementar suas ideias no clube

John Textor inicia mudanças drásticas no Alvinegro.
John Textor inicia mudanças drásticas no Alvinegro. |  Foto: Vitor Silva/BFR
 

Poucas horas depois da derrota de virada diante do Fluminense, por 2 a 1, no Estádio Nilton Santos, já na madrugada desta sexta-feira (11), o investidor americano John Textor anunciou as primeiras mudanças no organograma do Botafogo. Após adquirir 90% da Sociedade Anônima do clube, o bilionário começa a colocar em prática o seu método de trabalho.

Contratações

Textor anunciou as chegadas de André Mazzuco, novo executivo de futebol do clube, e Alessandro Brito, novo analista de mercado. Os dois nomes são apenas o início da profunda reformulação pela qual passará o departamento de futebol do Alvinegro. 

Mazzuco acumula passagens por Vasco, Santos e Cruzeiro. Já Alessandro ocupava cargo de chefia no setor de análise de desempenho do Atlético-MG, atual campeão brasileiro e da Copa do Brasil. A contratação, inclusive, foi bastante exaltada por John.

"Brito montou o melhor time do Brasil na última temporada. Ele tem compreensão dos jogadores de que precisamos e tem acesso a eles. É um grande feito tirá-lo do Atlético-MG. Espero que os torcedores reconheçam isso", disse ao Globo Esporte.

Novo cenário para Freeland

O atual diretor de futebol do Botafogo, Eduardo Freeland, será remanejado dentro da estrutura do clube. A tendência é que ele assuma alguma função relacionada às categorias de base, na qual ele tem experiência e se destacou - tanto no Botafogo quanto em outros clubes.

A novidade também foi revelada pelas redes sociais de John Textor. Ele será peça importante na criação da sonhada "academia de última geração" para desenvolvimento de jovens jogadores. O americano revelou, inclusive, que Freeland viajará com ele para Londres - assim como o presidente do clube, Durcésio de Mello - onde conhecerão a estrutura do Crystal Palace, outro clube de Textor.

Novo técnico

Quem não deve continuar no Botafogo é o treinador Enderson Moreira. As declarações do comandante na coletiva pós-jogo da primeira rodada do Campeonato Carioca, quando reclamou do momento de transição e da falta de reforços, desagradou o investidor - que já não o considerava o nome ideal para o novo projeto do Alvinegro.

Alguns nomes vêm sendo estudados e Textor tem preferência por estrangeiros - sobretudo portugueses, devido à facilidade da língua. Os principais alvos do clube são Luís Castro, do Al-Duhail, e António Oliveira, do Benfica B. O primeiro nome também está na mira do Corinthians, enquanto o segundo tem passagem pelo Athletico-PR.

< Maioria do STF vota rejeição para denúncia contra Arthur Lira Processo contra Eduardo Cunha não será julgado na Justiça Eleitoral <